Manoel Novaes suspende atendimento na Maternidade
Mesmo tendo anunciado a suspensão do atendimento na Maternidade de Alta Complexidade do Hospital Manoel Novaes nessa sexta-feira (21), gestantes continuaram sendo encaminhadas para a Unidade, o que ocasionou o já previsto colapso do serviço, chegando a 55 Recém-Nascidos (RNs) internados em modalidade de Tratamento Intensivo (mesmo tendo havido 9 altas na UTI Neonatal neste mesmo dia).
Estes atendimentos não previstos forçaram a abertura de um segundo anexo da UTINeonatal, sendo este na sala de recuperação Pós-anestésica do Centro Cirúrgico. Neste contexto e mediante quadro de incapacidade de gerenciamento da assistência por falta de recursos e profissionais para suprir a demanda de superlotação, a Direção Técnica do Hospital Manoel Novaes comunicou a decisão de fechamento temporário de todo atendimento no Hospital Manoel Novaes, inclusive o serviço de Pediatria, que teve funcionários recrutados para auxiliar na assistência aos RNs internados na Neonatologia.
A direção destaca que tal decisão foi por muito adiada, tendo em vista o notório impacto na assistência materno-infantil e neonatal para toda região, no entanto, o fechamento temporário, segundo a direção, garantirá a retomada das condições mínimas de segurança preconizadas pelos órgãos reguladores.
Neste final de semana as equipes estarão trabalhando para acelerar o fluxo da assistência, havendo a possibilidade de novas altas hospitalares e a regularização do serviço nas próximas 48 horas, o que, acontecendo, será de pronto anunciada.